Nossa História

E nesse sentido de desenvolvimento sustentável com educação de qualidade, em 2014, a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas identificou a oportunidade de promover ao município de Pouso Alegre uma mudança da realidade socioeconômica por meio do ensino superior. Localizado no Sul de Minas, o município de Pouso Alegre e sua microrregião representam um dos polos de maior nível de crescimento e desenvolvimento econômico em Minas Gerais e no Brasil. Sua localização é extremamente estratégica estando às margens da BR 381 – Rodovia Fernão Dias, sendo essa uma rota logística de acesso às principais regiões metropolitanas do Brasil, distando 180 km de São Paulo, 373 km de Belo Horizonte e 391 km do Rio de Janeiro.

Conforme IBGE (2014) a população da microrregião totaliza cerca de 350.000 habitantes. Somente o município de Pouso Alegre, em 2014 há uma estimativa de 142.000 habitantes, sendo o segundo maior município em população no Sul de Minas, atrás apenas de Poços de Caldas. Estudos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento

Econômico e Ação Regional, baseados em estimativas do IBGE, demonstram que a população do município poderá atingir 200.000 habitantes até o ano 2020.

Reconhecendo a potencialidade do município de Pouso Alegre e região, a Fepesmig, valendo-se de sua experiência de mantenedora de instituições de ensino superior aprovou, pelo Conselho Curador, a instalação da Faculdade Pouso Alegre – FPA, prevendo a implantação inicial dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração com linha de formação em Comércio Exterior e Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.

Tais cursos promoverão a capacitação da força de trabalho local, permitindo que as empresas já instaladas na cidade de Pouso Alegre, bem como, aquelas que pretendem se instalar no município, tenham uma considerável oferta de mão-de-obra qualificada à sua disposição. Fato esse de suma importância na decisão estratégica de uma empresa investir em uma nova planta produtiva em qualquer localidade.

A relevância acadêmica da Faculdade de Pouso Alegre está descrita sob o aspecto das demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental no item Inserção Regional e no item Histórico e Justificativa do Curso, na forma deste Projeto.

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos